História do Município


Maraial Pernambuco

O Histórico nome de Maraial originou-se de uma palmeira brava, antigamente abundante na zona da mata, onde se acha localizada a cidade.

Segundo pessoas antigas da cidade, a formação do povoado começou por volta de 1884, quando da construção da estrada de ferro, sendo erigidas, então, as primeiras casas, principalmente dois barracões destinados ao fornecimento de víveres aos trabalhadores.

Em Maraial foi feito primeiro túnel ferroviário perfurado em rocha do Brasil, segundo informações do IPHAN, que é parceiro na preservação deste túnel e da antiga Estação Ferroviária.

Gentílico: maraialense Elevado a condição de sede municipal e cidade, com a denominação de Maraial, pela lei estadual nº 1931, de 11-09-1928, sendo desmembrado de Palmares. Atualmente Maraial tem 11.098 Habitantes e sua área territorial é de 199,865 km².

Maraial está localizada na Mata-Sul Pernambucana, há 160 km de Recife, ligada pela BR101.

Maraial é considerada um dos celeiros musicais do Estado de Pernambuco, sendo terra de inúmeros compositores e músicos nacionalmente conhecidos e orgulhosa mãe de um grande artista e pintor mundialmente conhecido pelas suas obras: Bajado.


QUADRO DE AVISOS



ÚLTIMAS NOTÍCIAS